As diferenças de mesas, regras e jogos de bolas
Existem vários tipos de mesas, regras e jogos de bola de sinuca. Cada regra tem um nome e um mesmo tipo de jogo de bolas pode ser usado para várias regras diferentes.
O mais comum no Brasil é o jogo chamado de “sinuquinha” ou “bola 8” que usa 16 bolas, sendo 15 numeradas e 1 branca. Neste jogo, o vencedor encaçapa as bolas de seu grupo (pares ou ímpares, lisas ou listradas) e a última (15 ou 8) antes do adversário. As bolas para mesas pequenas de bar são menores e mais leves que as bolas da sinuca oficial, enquanto as bolas como da imagem abaixo, utilizadas em mesas maiores, são maiores e mais pesadas que as bolas da sinuca oficial.
Jogo de bolas para "bola 8"
Mesa para lazer
Duas regras oficiais da sinuca brasileira são usadas em eventos da CBBS (Confederação Brasileira de Bilhar e Sinuca) e da FPS (Federação Paranaense de Sinuca). A regra inglesa é usada em mesas com padrão internacional (maiores) e usa todas as 22 bolas da caixa, sendo 15 vermelhas, 1 amarela, 1 verde, 1 marrom, 1 azul, 1 rosa, 1 preta e 1 branca, todas sem números. Neste jogo, as bolas valem pontos e o vencedor é o jogador que fizer o maior número de pontos. Devido ao tamanho menor da mesa brasileira, apenas 6 vermelhas são utilizadas ao invés de 15. Apenas alguns detalhes da regra sofreram alteração para reduzir o tempo de duração das partidas. O jogo com 6 vermelhas é conhecido como 6-red (six red). Ambas as regras utilizam o mesmo tipo de bolas e, em todas as mesas, é altamente recomendado o uso de jogos de bolas belgas da marca Aramith, a marca oficial das competições nacionais e internacionais.
Bolas da regra inglesa e mista
As posições das bolas na mesa internacional
As posições das bolas na mesa brasileira
A antiga regra oficial no Brasil e ainda utilizada em vários estados do país é a regra brasileira. O jogo de bolas é similar ao jogo da regra inglesa, mas contém apenas 1 bola vermelha, as bolas são um pouco maiores e mais leves e a posição da bola vermelha varia, conforme imagem abaixo. Esta regra é jogada em mesas brasileiras.
Jogo de bolas da regra brasileira
Posições das bolas na regra brasileira
Entre as regras mais conhecidas, mas muito pouco praticadas no Brasil estão a 9-ball (nine ball em inglês) e a carambola (carom em inglês) ou bilhar. O jogo de 9-ball é praticado em uma mesa um pouco menor que a mesa brasileira com as caçapas bem maiores do que nesta. O objetivo do jogo é encaçapar a última bola, a bola 9. O jogo de bolas contém apenas 9 bolas numeradas e 1 branca. O vencedor é aquele que encaçapar a bola 9, mesmo que o adversário tenha encaçapado todas as outras bolas. O jogo carambola ou bilhar é praticado em uma mesa similar com a mesa para 9-ball, mas sem caçapas. O jogo de bolas contém apenas 3 bolas e o objetivo do jogo é fazer a bola do jogador atingir as outras duas bolas com pelo menos 3 toques em tabelas entre os contatos com as bolas. Devido à pouca procura por estas regras, são raros os locais que disponibilizam a estrutura para a sua prática.
Como o brasileiro é criativo, outras regras são inventadas em cada canto do Brasil. Praticamente cada centro de sinuca, desde bares e botecos a clubes que praticam a regra bola 8, por exemplo, adaptou a regra oficial para a sua própria satisfação. Houve época em que alguns jogadores da Ases estavam usando as regras do jogo de bocha com as bolas de sinuca (sobre a mesa, claro) para ajudar a melhorar alguns aspectos da técnica.