top of page
Foto do escritorPIERRE

Evite a frustração

A não ser que você seja um profissional que vive do esporte, o seu objetivo principal deve ser a diversão, mesmo que esteja participando de alguma competição. Se não for assim, correrá o risco de sentir uma terrível frustração.


O profissional


O atleta profissional treina até 6 horas por dia para conseguir manter certa regularidade em suas performances. Apesar de todo esse treinamento e por mais que se esforce, há dias ruins em que sua performance fica abaixo da média, ele não consegue obter bons resultados e a sua frustração é inevitável. Para ele o esporte é trabalho, não é diversão.


O amador

O atleta amador não treina ou treina muito pouco. Por consequência, as suas performances são irregulares e a alternância entre dias bons e dias ruins é muito frequente. É importante que ele saiba e encare isso como normal para evitar a frustração.



A frustração

Dependendo de como o atleta encara o esporte que pratica, perder é horrível, inaceitável e frustrante. É uma situação que toca em questões muito sensíveis: mexe com a autoestima, força de vontade, necessidades, sonhos e pode deixar o ego bem machucado. Da frustração nasce a raiva e o atleta pode se tornar bastante agressivo.



A raiva


O sentimento de raiva tem graduações diferentes, desde uma irritação até a raiva explosiva. Geralmente, todos temos a tendência de culpar os equipamentos, o árbitro, os adversários ou até os companheiros de equipe pela derrota. O que vamos fazer com esse sentimento de raiva, isso só compete a nós. Lidar com a raiva e evitar que ela se torne algo ruim para nós ou para os outros é responsabilidade de cada um.



A raiva explosiva


Nada, nem ninguém, escapa da ira de um atleta raivoso. Quando o atleta fica dominado pela raiva, algum adversário ou o árbitro ou algum equipamento é utilizado como “bode expiatório” para descarregar a sua raiva e aliviar a pressão mental causada pela sua frustração.




As consequências da agressividade


Se o atleta agressor for um profissional, ele será penalizado podendo perder pontos, jogos e até prejudicar a sua carreira. Se for um atleta amador, poderá perder amigos, parceiros e até ser proibido de frequentar o local em que costuma praticar o esporte.

28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page