No Snooker, após um jogador cometer uma falta e a tacadeira (bola branca) ficar numa posição em que não seja possível ela tangenciar a bola da vez dos dois lados (dar fina), o adversário pode optar por efetuar sua tacada normalmente, por passar a vez ao jogador faltoso ou pelo free ball (bola livre). No free ball ele pode visar qualquer outra bola como se fosse a bola da vez (valendo os mesmos pontos da verdadeira bola da vez).
CASO DE DIFÍCIL PERCEPÇÃO
Em algumas situações é difícil perceber se o caso é de free ball e faz-se necessária uma excelente visão geométrica. Observe o caso representado na figura a seguir, em que um dos jogadores cometeu a falta e a bola vermelha é a bola da vez (última vermelha sobre a mesa). Sem dúvida, o lado direito da bola vermelha será possível tangenciar com a tacadeira. A dúvida está em saber se será possível tangenciar o lado esquerdo dela também.
A GEOMETRIA DO FREE BALL
A figura seguinte representa o que significa a tacadeira tangenciar a bola vermelha.
Então, percebe-se que aquele é um caso de free ball pois não será possível a tacadeira tangenciar a bola vermelha sem tocar na azul antes, ou seja, será free ball sempre que a bola obstáculo (nesse caso a azul) tocar a linha A.
Não seria free ball se a bola azul estivesse totalmente atrás da linha A sem tocá-la, ou seja, se a bola azul estivesse inteira atrás da vermelha. Veja a figura seguinte.
Comentarios