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Documentos da CBBS

Regulamento do Paranaense Individual de Snooker Six Reds

2019

Última Atualização em 04/04/2019
 

ARTIGO 1º - NORMAS GERAIS

ARTIGO 2º - FORMATO DOS CONFRONTOS E CLASSIFICAÇÃO

ARTIGO 3º - PROGRAMA

ARTIGO 4º - NORMAS TÉCNICAS, DESPORTIVAS E DISCIPLINARES

ARTIGO 5º - PENALIDADES

ARTIGO 6º - PREMIAÇÃO

ARTIGO 7º - RANKING

Artigo 1º - Normas Gerais

1. Os jogos serão realizados na grande Curitiba nos clubes filiados, conforme calendário disponível no site da Federação Paranaense de Sinuca www.fprsinuca.com.br.

2. Para assegurar sua participação o atleta deverá quitar a anuidade da FPS no valor de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais) mais à taxa de inscrição na modalidade no valor de R$ 100,00 (cem reais) por etapa.

3. Para os atletas residentes fora de Curitiba e região Metropolitana (mais de 100 km) será cobrada taxa de inscrição na modalidade de R$ 80,00 (oitenta reais), ou seja, desconto de 20%.

4. Atletas com menos de 21 anos ficam isentos da anuidade da FPS, porém devem pagar taxa de inscrição na modalidade de R$ 80,00 (cento e vinte reais) por etapa.

5. Atletas do sexo feminino serão isentas da anuidade e taxa de inscrição na modalidade.

6. O Campeonato terá três etapas anuais.

7. As etapas ocorrerão sempre na sexta-feira após as 19h45min e no sábado a partir das 09h45min.

8. A tabela dos jogos será sempre disponibilizada até 1 dia antes do evento.

9. A regra a ser utilizada no campeonato é a do Snooker Six Reds.

10. Para os jogos serão utilizadas quaisquer umas das mesas medindo 3569 mm x 1778 mm (mesas de snooker internacional) disponíveis nos clubes de Curitiba e região.

11. Os eventos adotarão como traje o padrão aprovado pela CBBS, sendo, traje social (camisa social, calça social, meia social, sapato social e colete), não sendo permitido o uso de jeans (em camisas, calças ou coletes), de calçados do tipo tênis ou sapatênis e de camisas de manga curta. Da mesma forma, que não será permitido jogar com a manga da camisa dobrada, camisa por fora da calça, com o colete ou camisa desabotoada ou com qualquer outra vestimenta que não esteja de acordo com esse regulamento.

12. A categoria terá 32 vagas.

13. Os jogadores devem auxiliar na marcação dos pontos, nos momentos onde forem realizados confrontos em chaves de “dupla eliminatória” os integrantes da chave tem por obrigação auxiliar na marcação, nas demais fases aqueles que não estiverem jogando devem auxiliar, ficando a critério da comissão organizadora realizar convocações.

14. Aos Atletas, cabe respeitar e participar dos atos solenes dos eventos, incluindo solenidade de Abertura e Encerramento.

Artigo 2º - Formato dos Confrontos e Classificação 

1. Iniciando na “primeira fase”, jogos em melhor de 3 partidas, no sistema de “chave em dupla eliminatória”, chaves com até 4 atletas, classificando os 2 com os melhores desempenhos.

2. Na fase "oitavas de final", jogos em melhor de 5 partidas, no sistema "eliminatória simples".

3. Na fase “quartas de final”, jogos em melhor de 5 partidas, no sistema “eliminatória simples".

4. Na fase “semifinal”, jogos em melhor de 5 partidas, no sistema “eliminatória simples”.

5. Na fase “final”, decisão do campeão e vice-campeão, em melhor de 7 partidas e na decisão de terceiro e quarto colocado, em melhor de 5 partidas, no sistema “eliminatória simples”.

6. Os confrontos que ocorrerão após a fase de “dupla eliminatória”, serão definidos com base no sistema do tipo “funil”, onde o 1º classificado da 1ª chave enfrenta o segundo da última chave, o 1º classificado da 2º chave enfrenta o segundo da penúltima chave e assim sucessivamente, da mesma forma que, o 1º classificado da última chave enfrenta o 2º classificado da 1º chave, o 1º classificado da penúltima chave enfrenta o 2º classificado da 2ª chave e assim sucessivamente.

7. No sistema denominado “chave em dupla eliminatória”, significa que o atleta que perder 2 (dois) jogos na chave a que foi inscrito é eliminado.

8. No sistema denominado “eliminatória simples”, significa que o atleta que perder a partida está automaticamente eliminado, e o ganhador automaticamente classificado para a próxima fase.

9. O sistema de emparceiramentos será realizado por meio de sorteio dirigido, serão cabeças de chaves os 4 (quatro) melhores classificados do ranking da modalidade, sendo as posições de 5º a 8º lugar alocadas como segundo cabeça de chave, ocupando uma das posições da segunda partida da chave, as demais posições na chave serão definidas por sorteio.

10. Os sorteios dirigidos serão sempre realizados em clube filiado com o acompanhamento de 2 ou mais pessoas.

11. A sequência dos jogos e as mesas a serem utilizadas serão determinadas pela comissão organizadora.

12. A classificação daqueles que ficarem empatados será definida com base na classificação do vencedor do confronto que eliminou o atleta, ou seja, a classificação do perdedor fica condicionada a classificação do vencedor.

 

Artigo 3º – Programa

1. Os jogos da “primeira fase” serão divididos em dois momentos, na sexta feira a partir das 19h45min serão disputadas 4 chaves e no sábado a partir das 9h45min as outras 4 restantes.

2. A fase "oitavas de final" com os 16 classificados ocorrerá na sequência da primeira, sem interrupção.

3. Os 2 primeiros jogos da fase “quartas de final”, ocorrerão no sábado com horário previsto das 14h00min, os outros 2 na sequência com previsão de início às 15h30min.

4. As fases “semifinal” e “final” ocorrerão na sequência sem interrupção.

Artigo 4º - Normas Técnicas, Desportivas e Disciplinares

1. Durante os eventos estarão impedidos os jogos de atletas já desclassificados, bem como, jogos “apostados” ou qualquer outra prática que afronte as normas desportivas e deste campeonato.

2. Antes do início dos jogos períodos de treinamento poderão ser autorizados pela comissão organizadora.

3. Salvo o previsto em períodos determinados para treinamento, as mesas de jogos deverão ser utilizadas única e exclusivamente para partidas oficiais, inclusive nos intervalos, estando sujeito o participante que infringir a esta determinação a eliminação do evento.

4. Para todos os jogos fica estabelecido o limite de 5 minutos para apresentação do atleta, contados a partir de sua chamada, com exceção dos jogos iniciais do dia onde fica estabelecido o limite de 15 minutos contados a partir do horário pré-determinado (19h45min para sexta feira e 09h45min para sábado). Ultrapassado esse tempo o jogador ausente será declarado derrotado por WO, a ausência dos 2 jogadores determina registro de derrota para ambos.

5. Para aquecimento antes da partida, o jogador terá 3 minutos, podendo ser descontados do atraso na sua apresentação.

6. É relevante destacar aos senhores atletas e respectivos dirigentes que serão rigorosamente observadas as normas que tratam do uso de tempo de ação para avaliação e/ou execução da tacada, constantes do Regulamento dos Esportes do  Bilhar da CBBS (art.8º incisos 15 e 16) a seguir transcritos:

a. ainda que não intencional, é enquadrada como falta disciplinar a insistência no uso de tempo excessivo, acima da média normal, na avaliação e/ou execução de  tacada.

b. normalidade no tempo de ação é a média usada pela maioria dos jogadores do evento, na avaliação, preparação e/ou execução de suas tacadas.

7. Cumprimentos a adversários por “boa jogada” podem ocorrer, de maneira discreta que não atrapalhe ou influencie negativamente a ação do oponente.

8. Quando um jogador estiver na tacada o seu adversário deverá permanecer em local fora do campo visual do seu oponente, preferencialmente parado. Respeitando as normas, será considerado como falta disciplinar o ato de movimentar-se e/ou posicionar-se em local inadequado, durante a preparação e/ou execução da ação do seu oponente.

9. A tacada de um jogador não pode ser interrompida pelo seu adversário, mesmo que seja para entregar o jogo ou partida, o desrespeito desta norma será considerado falta disciplinar.

10. Giz e outros materiais de uso não podem ser deixados sobre a tabela da mesa de jogo após a execução da tacada.

11. Devem ser observadas as normas relativas ao uso de equipamentos e acessórios de cada clube, como:

a. Cor do giz;

b. Proibição de talco e afins;

c. Posturas e práticas gerais de preservação dos equipamentos e acessórios e

d. Responsabilidades de Atletas, Dirigentes e lideranças nos processos relativos às normas ora citadas.

12. É permitida a limpeza das bolas com produto oficial (Aramith Billiard Ball Cleaner), porém apenas no início do confronto, ou, quando em comum acordo, os atletas assim decidirem. O jogador que decidir realizar a limpeza das bolas deverá utilizar o seu tempo de aquecimento (3 minutos) para tal feito.

13. Durante a participação em jogos ou partidas é proibido o porte, uso e consumo de bebidas alcoólicas e o porte ou uso de cigarros e similares, mesmo que apagados.  O consumo de bebidas alcoólicas por atletas classificados mesmo nos intervalos de jogos também é proibido. O descumprimento desta norma acarretará em desclassificação do atleta envolvido.

14. Durante a realização do evento, do início ao final, mesmo os desclassificados é proibido o porte, uso e consumo de substâncias proibidas pela legislação e normas desportivas.

15. Aqueles identificados com claras evidências de consumo desses produtos, com sinais de embriaguez e/ou estado anormal, independentemente dos exames físicos a serem realizados e de estarem ou não atingindo coeficientes estabelecidos, quando confirmados por testemunhos, poderão ser sumariamente eliminados do evento e/ou receber penalidades segundo a gravidade da ocorrência. 

16. Todo e qualquer comportamento e/ou ato não condizente com a boa ética, moral e desportividade praticado por participante do evento durante jogos e/ou a sua estada na cidade do certame, independentemente de local, momento e/ou classificações, sujeitará o infrator às penalidades previstas com a decorrente responsabilidade do clube respectivo.

17. Aos Clubes caberá observar e orientar antecipadamente e simultaneamente os seus atletas representantes, em relação aos procedimentos corretos, incluindo o fornecimento de cópia deste regulamento ou indicação de formas para a sua obtenção. A FPS e a comissão organizadora do evento cobrarão dos integrantes e respectivos Clubes as responsabilidades de qualquer episódio que ponha em risco o padrão pretendido e necessário ao evento e ao esporte.

18. Além das resoluções tomadas durante o certame, serão registradas as ocorrências anormais, suas consequências e soluções, com posterior encaminhamento à Diretoria da FPS e com as conclusões finais encaminhadas ao respectivo Clube para as providências e registros no prontuário do envolvido.

19. Serão consideradas graves e, dessa forma, severamente analisadas, julgadas e penalizadas, as ocorrências comprovadas por documentos declaratórios e/ou testemunhos que indiquem existir prática dolosa em jogos ou fora deles, buscando viciar resultados de forma que venham favorecer e/ou prejudicar indevidamente a si e/ou terceiros, atingindo ou não o resultado ilícito planejado, resultando na aplicação de penas máximas para os envolvidos, incluindo a desclassificação imediata do certame, mesmo quando o infrator seja um simples assistente, quando vinculado a um clube.

20. Equiparam-se aos casos enquadrados pela alínea anterior os flagrantes de “apostas” praticadas por integrantes do certame e/ou pessoas vinculadas à FPS que estarão sujeitas a iguais penalidades.

Artigo 5º - Penalidades

1. Além das penas já descritas neste regulamento, outras penalidades poderão ser aplicadas, cumulativamente ou não.

2. São penalidades possíveis:

a. advertência verbal e/ou escrita;

b. perda ou anulação de partida e/ou jogo;

c. perda de classificações;

d. perda de pontos em ranking;

e. perda de prêmios e direitos adquiridos;

f. desclassificação ou eliminação;

g. impedimento da participação em um ou mais eventos, de vulto igual, inferior ou superior;

h. exclusão por tempo, jogo e/ou evento específico;

i. suspensão por tempo, jogo e/ou evento específico;

j. desvinculação;

k. expulsão; e/ou

l. outra(s) penalidade(s) prevista(s) no CBJD.

3. As penalidades serão aplicadas imediatamente, segundo a gravidade da infração e independente de ordem sequencial apresentada, podendo ser cumulativas, permitindo e preservando a posterior imposição de penalidades adicionais e/ou suplementares, em julgamento em esfera superior, após o encerramento da competição.

4. É facultado à Direção e Comissões o direito de impor penalidade ao reclamante, no caso em que a reclamação impetrada for improcedente.

Artigo 6º – Premiação

1. No encerramento de cada etapa a FPS premiará o Campeão, Vice-Campeão e Terceiro Colocado com troféus (haverá disputa de terceiro e quarto colocado, conforme Artigo 2º).

2. Os 4 melhores colocados de cada etapa serão premiados financeiramente.

3. Haverá premiação em forma de troféu e também financeira (R$ 100,00) para o atleta que realizar a maior tacada do evento. Premiação Única de cada etapa será concedida apenas ao atleta que primeiro alcançou a pontuação de maior tacada contínua. Para definir o primeiro que alcançou a maior tacada será levado em conta a partida e a fase em que o jogador realizou a tacada, por exemplo, se um atleta realizou a maior tacada na terceira partida da primeira fase, e outro, realizou mesma tacada na primeira partida da primeira fase, significa que o jogador que realizou primeiro a maior tacada foi o que realizou na primeira partida da primeira fase, independente se um jogo ocorreu antes ou depois do outro, porém, se as tacadas forem realizadas na mesma fase e mesma partida, para realizar a premiação será utilizado o critério do tempo, ou seja, o que primeiro realizou no decorrer do evento.

4. A premiação financeira em cada etapa se dará da seguinte forma:

a. Para o Primeiro Colocado R$ 1.150,00 (um mil e cento e cinquenta reais);

b. Para o Segundo Colocado R$ 700,00 (setecentos reais);

c. Para  o Terceiro Colocado R$ 400,00 (quatrocentos reais);

d. Para o Quarto Colocado R$ 250,00 (duzentos e cinquenta reais).

5. A estimativa de Premiação foi baseada na participação mínima de 32 atletas e poderá sofrer modificações caso a quantidade de inscritos for menor.

Artigo 7º - Ranking

1. Em cada etapa o atleta participante receberá pontos, conforme sua classificação, a fim de constituir o ranking da categoria.

2. O ranking da categoria será denominado Ranking Geral e utilizará os seguintes critérios: 

O Ranking Geral será formado pela pontuação dos atletas durante os 2 anos passados, por exemplo, ao final de 2019 teremos um ranking com as pontuações dos atletas nos torneios disputados em 2018 e em 2019, já para o ano de 2020 conforme forem ocorrendo as etapas, essas substituirão a pontuação obtida em 2018, a fim de que no final de 2020 o ranking seja composto pelos eventos dos anos de 2019 e 2020.

O Ranking Geral será utilizado para classificar os atletas para disputarem as competições de nível nacional, no momento que forem abertas as inscrições.

3. A pontuação será obtida da seguinte forma:

Artigo 1º
Artigo 2º
Artigo 3º
Artigo 4º
Artigo 5º
Artigo 6º
Artigo 7º

Curitiba, 04 de abril de 2019

Ricardo Caregnato

Presidente e Diretor Técnico Desportivo

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